O dentista clínico geral é o profissional responsável pelo primeiro atendimento ao paciente, ou seja, é ele quem realiza o diagnóstico e avalia toda a condição do paciente para o tratamento ou encaminhamento para áreas especializadas da odontologia.
Apesar de encaminhar os pacientes para especialistas em campos específicos, o dentista clínico geral também trabalha em conjunto com outros profissionais, com o objetivo de proporcionar uma abordagem mais completa ao longo da recuperação.
Embora atue diretamente no primeiro atendimento, o dentista clínico geral também está apto a realizar diversas técnicas e tratamentos odontológicos, como aqueles que exigem urgência e rapidez para sanar o quadro de dor do paciente.
Além dos tratamentos, este profissional atua em medidas preventivas, seja em exames odontológicos ou técnicas que atuam na preservação da saúde bucal e evitam a proliferação de problemas graves para a pessoa.
Como mencionado, existem diversos tratamentos e técnicas feitas pelo dentista clínico geral, que atuam na manutenção da qualidade de vida do paciente e evitam um quadro mais grave que exija o encaminhamento para um especialista.
Dentre as principais técnicas e tratamentos, estão:
As cáries são um problema bastante comum, pois estas bactérias nocivas à saúde bucal se desenvolvem a partir hábitos que prejudicam a harmonia da boca, como falta de escovação ou até mesmo, o consumo excessivo de alimentos industrializados e ricos em açúcares.
À medida em que progridem, as cáries comprometem a estrutura interna dos dentes, atingindo a polpa dentária, raízes até chegar no canal, exigindo uma intervenção mais invasiva de um endodontista.
Em quadros onde as cáries se encontram em seu estágio inicial, o dentista clínico geral atua na remoção destes microrganismos e restaura a região atingida para vedar os orifícios causados na superfície dentária. Desta forma, a reincidência de cáries é evitada, desde que o paciente adote hábitos saudáveis, como escovação, alimentação balanceada e o acompanhamento odontológico semestral.
O check-up preventivo é um exame feito pelo dentista clínico geral e nesta avaliação, é possível diagnosticar problemas bucais de forma precoce, antes que se desenvolvam para um quadro mais complexo.
Com o uso de uma câmera intraoral, o dentista consegue enxergar toda a mucosa oral em detalhes que não são vistos a olho nu, permitindo diagnosticar cáries profundas, doenças gengivais e infecções.
Ter este acompanhamento de forma semestral permite que o paciente tenha sua saúde bucal em dia e evite surpresas desagradáveis com problemas odontológicos que exigem um tratamento invasivo e custoso no futuro.
Quando os dentes estão comprometidos por cáries, é preciso realizar a extração dos mesmos para evitar que a infecção por estas bactérias se espalhe. O dentista clínico geral está apto a realizar este procedimento para preservar a saúde bucal da pessoa e evitar um quadro mais grave.
Em tais situações, a pessoa está sofrendo dores lancinantes e este tipo de tratamento é requerido em quadros de urgência e emergência, pois o tratamento prévio não foi feio ou não foi realizado corretamente.
Há também a extração dentária dos sisos, que são dentes que erupcionam depois de a arcada dentária estar desenvolvida e prejudicam a dentição permanente, sendo necessária sua remoção.
A profilaxia é um procedimento realizado após diversos tratamentos odontológicos ou periodicamente para evitar problemas bucais. Nesta técnica, uma limpeza completa da boca é feita, onde o dentista clínico geral remove o tártaro e a placa bacteriana acumulada, que não podem ser retiradas somente através da escovação.
Para finalizar o procedimento, o dentista aplica flúor sobre os dentes, uma substância mineral que atua na nutrição e proteção contra as bactérias nocivas à saúde bucal.
As restaurações dentárias se fazem necessárias quando a pessoa sofre algum tipo de acidente que resulte em quebrados ou trincados nos dentes. Nestas situações, o dentista clínico geral consegue restaurar a região fraturada com o uso do cimento odontológico.
Caso o dente esteja comprometido, a extração é feita e a pessoa é encaminhada para um especialista em implantes dentários para que suas funções de fala e mastigação sejam reabilitadas após a perda de um dente.
O acompanhamento de um dentista clínico geral é essencial para atendimentos de urgência e emergência, assim como em casos de menor complexidade. O conhecimento abrangente deste profissional permite o tratamento e a realização de uma série de técnicas que atuam na preservação da saúde bucal do paciente.
Em situações mais complexas, o clínico geral odontológico auxilia no diagnóstico e acompanha, junto dos especialistas, todo o tratamento da pessoa, a fim de promover uma recuperação segura.
Na Maisdents, contamos com uma equipe de especialistas e de um dentista clínico geral para auxiliar na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos problemas bucais.