A dentística é uma especialidade da odontologia focada em tratamentos voltados para a estética do sorriso do paciente, seja na melhora da cor, formato ou tamanho dos dentes, a fim de recuperar e elevar a autoestima.
Como a dentística possui uma série de tratamentos e técnicas estéticas, a pessoa pode ser submetida a uma ou várias abordagens, caso sejam necessárias, para recuperar a aparência natural do seu sorriso, tendo em vista que esta especialidade também trata questões funcionais nos dentes.
A dentística é indicada para pessoas que sofrem com alterações nos dentes, como o formato, a cor ou o tamanho deles. Vale destacar, também, que pacientes que possuem uma quantidade excessiva de gengiva ou o tradicional sorriso gengival, também podem ser submetidas aos tratamentos da especialidade.
No entanto, vale destacar que um dos principais fatores que levam as pessoas a procurarem um especialista em dentística, está relacionada com a cor dos dentes que vão se perdendo em função de hábitos nocivos à saúde ou devido à perda natural com o passar dos anos, sendo algo que impacta diretamente na autoestima.
Outro aspecto que está relacionado com a procura dos tratamentos da dentística, diz respeito ao formato e tamanho dos dentes, que muitas vezes são muito grandes ou pequenos e incomodam o paciente. Através de um planejamento individualizado, é possível atuar na correção de tais problemas que interferem no dia a dia da pessoa.
Existem uma série de fatores que prejudicam a estética do sorriso e impactam diretamente na autoestima da pessoa, tais como:
A alimentação desbalanceada, que contenha alimentos e bebidas pigmentadas como comidas que contêm molhos e bebidas com corantes muito fortes (cafés, vinhos e refrigerantes).
A médio e longo prazo os dentes vão perdendo seu esmalte natural e escurecendo, sendo impossível remover com a escovação e fazendo-se necessário os tratamentos da dentística para recuperar a coloração original do sorriso.
A falta de escovação após as refeições, assim como o uso do fio dental para complementar a limpeza, impactam diretamente no sorriso do paciente, uma vez que os resíduos acumulados favorecem o acúmulo da placa bacteriana, causando cáries e tártaro, condições que podem levar à perda dentária precoce.
Em casos em que há a presença de cáries que estejam prejudicando a estrutura dental, antes de iniciar o tratamento estético, o dentista pode encaminhar o paciente para um endodontista ou clínico geral odontológico para tratar tais condições e evitar um impacto mais severo à saúde bucal.
Falta de visitas ao consultório odontológico para uma limpeza periódica ou um check-up, somados com a falta de cuidados com a saúde bucal também interferem diretamente no dia a dia da pessoa, uma vez que a ausência do acompanhamento de um dentista impede que problemas sejam diagnosticados e tratados de maneira precoce.
Um dos diversos impactos do tabagismo está relacionado com a coloração dos dentes. À medida em que o paciente fuma, a nicotina presente no cigarro provoca uma reação química no esmalte dentário, causando um desgaste com o passar do tempo e escurecendo eles.
Através do clareamento dental ou até mesmo facetas e lentes de contato, é possível recuperar o branco natural dos dentes e elevar a autoestima da pessoa. Contudo, o paciente precisa abolir hábitos nocivos à saúde para preservar os efeitos do tratamento.
Como mencionado, a dentística lança mão de uma série de tratamentos que visam recuperar o sorriso do paciente, sendo eles:
Aparelhos invisíveis são pequenas placas que atuam na correção de problemas que interferem na estética e funcionalidade bucal. Sendo totalmente removíveis e sem fazer o uso de bráquetes ou fios metálicos, os alinhadores corrigem problemas relacionados a dentes tortos ou separados, condições que interferem na autoestima da pessoa.
Por meio de um tratamento personalizado, o paciente consegue obter resultados desse tratamento em questão de meses e voltar a sorrir sem se preocupar com estes problemas.
O clareamento dental é um procedimento estético que utiliza um gel clareador em conjunto com um laser de baixa intensidade, com o objetivo de causar uma reação química nos dentes e remover a pigmentação amarelada causada por fatores relacionados aos hábitos do paciente ou devido à ação natural do tempo.
Esta técnica possui três tipos de abordagens que possuem a mesma finalidade, mas podem ser feitas de maneiras diferentes, como:
As facetas dentárias são pequenas próteses que atuam na correção do formato, cor e tamanho dos dentes. Este procedimento é feito por meio de um planejamento individualizado para recuperar o sorriso do paciente, contudo, é preciso realizar desgastes nos dentes da pessoa para que as facetas sejam encaixadas e preencham todo o espaço do sorriso.
Pessoas que possuem o excesso de gengiva sofrem com a exposição constante o tecido ao sorrirem, além de terem dentes desalinhados em função do crescimento desordenado da estrutura.
Através da gengivoplastia, é possível remover e corrigir o tamanho da gengiva do paciente, melhorando a estética do sorriso através de uma cirurgia minimamente invasiva.
Similares com as facetas dentárias, as lentes de contato dental se encaixam sobre a superfície dentária e atuam na correção do formato, cor e tamanho dos dentes. Este tipo de tratamento é indicado para pessoas que querem um sorriso uniforme e natural, tendo em vista que é possível escolher a tonalidade do branco das lentes.
Diferente das facetas, as lentes de contato não exigem degastes nos dentes, sendo uma técnica totalmente reversível.
Embora os procedimentos da dentística tragam resultados satisfatórios e recuperem a aparência do paciente, é preciso tomar alguns cuidados para preservar o sorriso e evitar que os mesmos problemas se repitam, tais como:
Na Maisdents, possuímos uma equipe de especialistas que estão sempre acompanhando de perto os pacientes para que estejam sempre atentos com os cuidados com relação à saúde bucal e não tenham surpresas desagradáveis que exijam um tratamento longo e custoso.