A odontogeriatria é uma especialidade da odontologia que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas bucais que afetam a saúde bucal de pessoas idosas, tendo em vista que essa faixa de idade está mais suscetível a desenvolver uma série de problemas odontológicos.
O acompanhamento de um profissional especializado permite que os pacientes tenham mais consciência da importância dos cuidados com a saúde bucal nesta etapa da vida. Além disso, o odontogeriatra também auxilia nas orientações aos cuidadores ou familiares com relação à higiene oral no dia a dia.
O especialista em odontogeriatria também conta com o auxílio de outras áreas da saúde, como a geriatria, nutrição e a psicologia, que atuam em conjunto para promover mais qualidade de vida ao idoso.
Devido ao envelhecimento natural da boca, a pessoa idosa tende a sofrer com problemas caraterísticos dessa etapa da vida, uma vez que ocorrem alterações nas papilas gustativas, impedindo que sintam gostos amargos ou doces, uma condição que pode levar à desnutrição.
Em alguns casos, idosos apresentam uma maior dificuldade motora, principalmente nas mãos, fazendo com que a escovação não seja eficiente e isso também aumenta as chances de bactérias se desenvolvam por conta da falta de cuidados com a higiene bucal.
Outro aspecto é a perda dentária, comum em pessoas idosas e que pode causar um impacto sério para a nutrição do paciente, tendo em vista que o mesmo não consegue se alimentar direito por conta da sua condição.
O odontogeriatra utiliza uma abordagem diferenciada durante as consultas, tendo em vista que o foco inicial é conhecer melhor o paciente, ganhar sua confiança para que se sinta à vontade no consultório e entender suas particularidades, como a presença de doenças preexistentes ou se faz o uso de medicamentos.
Por meio das informações obtidas do paciente, assim como de cuidadores ou parentes, que os acompanham ao longo das consultas, é possível iniciar um tratamento personalizado, de acordo com o estilo de vida e necessidades de cada idoso.
Existem algumas condições que são mais comuns em pessoas idosas, como:
As alterações no paladar, como mencionadas, são causadas pelo envelhecimento nautral, mas também podem ser provocadas pelo uso contínuo de certos medicamentos, assim como a xerostomia, caracterizada pela diminuição no fluxo salivar.
Com a presença da boca seca e da perda do paladar para alimentos amargos e doces, o paciente fica suscetível a desenvolver outros problemas odontológicos, mas também sofre com deficiências nutricionais.
Devido à diminuição na perda de saliva ou pela ineficiência na escovação devido à dificuldade para realizar os movimentos necessários para uma limpeza adequada, pessoas idosas também estão predispostas a desenvolverem cáries.
Essas pequenas bactérias, quando se desenvolvem para um estágio avançado, podem provocar a perda dentária, causando mais um problema sério à saúde dos idosos.
Por isso, é fundamental o aconselhamento do dentista especializado em odontogeriatria para evitar problemas à saúde bucal do idoso e preservar a sua qualidade de vida.
Tanto a gengivite quanto a periodontite são condições que merecem atenção, especialmente quando atingem pacientes mais velhos, uma vez que é um problema bastante comum na terceira idade.
Além dos sintomas característicos, como o sangramento gengival, inchaço e sensibilidade, doenças gengivais podem provocar infecções bucais, que também podem atingir a corrente sanguínea e afetar outros órgãos.
A perda dentária é causada por diversos fatores, desde a falta de cuidados odontológicos ao longo da vida, até o envelhecimento natural da arcada.
Os implantes e próteses dentárias podem ser uma solução para recuperar o sorriso dessas pessoas, mas é preciso destacar a importância dos cuidados odontológicos e o acompanhamento de parentes e cuidadores para que não haja intercorrências ao longo do processo de reabilitação oral.
A Maisdents conta com dentistas especializados em odontogeriatria para proporcionar mais conforto e qualidade de vida à pessoa idosa, assim como uma estrutura moderna para receber seus pacientes.