A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade destinada, especialmente, às crianças. O acompanhamento ortodôntico nesta primeira fase da vida se faz muito importante para evitar impactos não só na dentição, mas também no desenvolvimento dos ossos da face dos pequenos pacientes.
O dentista especializado neste segmento também realiza orientações que são fundamentais para os pais, destacando a importância da amamentação para o processo de desenvolvimento ósseo facial, além da transição de dieta da criança.
Na ortopedia funcional dos maxilares, o acompanhamento da erupção dos primeiros dentinhos é fundamental, pois através deles, é possível identificar possíveis problemas ortodônticos que podem interferir na estrutura orofacial e nos dentes permanentes.
As alterações na mordida podem ser causas por uma série de fatores, principalmente hoje em dia, onde o consumo de alimentos industrializados, com texturas pastosas e cariogênicos, entram cada vez mais cedo na dieta das crianças.
Por conta deste alto consumo, o estímulo à mastigação adequada não é o suficiente para que os dentinhos e a estrutura óssea se desenvolvam da forma correta, acarretando desequilíbrios funcionais e apinhamentos dentários.
Conforme os pequenos se desenvolvem, as consequências se tornam mais evidentes e isso dificulta o tratamento na adolescência ou na idade adulta, uma vez que a estrutura óssea já está totalmente formada, além de ser menos maleável do que nos primeiros anos de vida.
O tratamento na ortopedia funcional dos maxilares é feito através do acompanhamento periódico pelo ortodontista, que faz avaliações ao longo da infância para prevenir e tratar condições que podem interferir no desenvolvimento dos pequenos.
Se alguma alteração na dentição ou na mordida for diagnosticada, o tratamento consiste no uso de aparelhos ortodônticos específicos, estes que irão promover um desenvolvimento adequado dos dentes e ossos da face, evitando consequências para o futuro da criança.
Ao longo de todo o acompanhamento com o dentista especializado em ortopedia funcional dos maxilares, exames de imagem podem ser solicitados para que a criança tenha toda uma documentação, que permite avaliar a evolução ao longo do seu crescimento.
Durante o tratamento, o dentista também instrui os pais para que a criança pratique a higiene bucal, além de higienizar os aparelhos para evitar outros problemas. Orientações quanto a alimentação também é feita, já que a dieta correta também estimula o desenvolvimento orofacial adequado.
A ortopedia funcional dos maxilares trata diversos problemas que são comuns ao longo do desenvolvimento infantil, tais como:
A má oclusão, caracterizado pelo posicionamento inadequado das arcadas dentárias, caso não seja tratada precocemente, pode provocar quadros mais graves relacionados à mordida no futuro.
Crianças que respiram constantemente pela boca podem ter, também, o estreitamento na arcada dentária.
Ter o acompanhamento precoce, é fundamental pois, além do tratamento, o ortodontista pode orientar os pais para que procurem um otorrino que trate condições que provocam a obstrução nasal, responsável pela respiração constante pela boca.
Mesmo que seja mais comum em adultos, a disfunção temporomandibular também afeta as crianças, sendo causada por uma série de condições, como a má oclusão ou o bruxismo infantil.
Este problema provoca dores bastante incômodas ao pequeno paciente, principalmente enquanto mastiga, já que a DTM provoca o tensionamento dos músculos mandibulares.
Mesmo com o tratamento cirúrgico, o diagnóstico precoce permite uma abordagem não invasiva com o uso de aparelhos ortodônticos que atuam no alinhamento da articulação temporomandibular para restabelecer a qualidade de vida do paciente e prevenindo contra os quadros secundários que podem ser provocados por essa condição.
Mesmo que a erupção dentária seja um processo natural no desenvolvimento da criança, essa fase é uma parte muito importante para o acompanhamento ortodôntico/ ortopédico.
Caso haja um desalinhamento nos dentes de leite, é fundamental iniciar o tratamento precoce para evitar consequências para o futuro do pequeno paciente.
A mordida cruzada faz com que os dentes superiores se sobreponham aos inferiores no momento da mordida. Esse problema favorece o desenvolvimento de alterações como DTM, sendo muito importante o acompanhamento ortodôntico para tratar p problema de forma precoce.
A ortopedia funcional dos maxilares tem o objetivo de promover uma melhor função mastigatória, ação fundamental para o desenvolvimento orofacial saudável da criança, contribuindo positivamente, também, para o sistema respiratório, de fala e deglutição do pequeno paciente.
Como consequência ao tratamento prematuro, ainda quando os primeiros dentinhos estiverem erupcionando, a criança consegue se desenvolver de forma segura e sem ter que passar por um tratamento mais longo e, talvez, invasivo durante a adolescência ou vida adulta.
Na Maisdents, contamos com dentistas especializados em ortopedia funcional dos maxilares, que acompanham as crianças e utilizam um tratamento diferenciado para que os pequenos se sintam à vontade no consultório.